top of page
Buscar

14º Salário para Aposentados e Redução de Filas: As Novas Propostas da Previdência Social

  • Foto do escritor: João Lucas Bernabé
    João Lucas Bernabé
  • 23 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Em um país onde muitas famílias dependem financeiramente de aposentados ou pensionistas, qualquer mudança na Previdência Social é de grande relevância. Recentemente, novas propostas têm chamado a atenção e prometem impactar positivamente a vida de milhões de brasileiros.


Abono Anual em Dobro até 2023

O Projeto de Lei 5641/20 propõe a instituição de um abono anual em dobro até o ano de 2023 para os segurados e dependentes da Previdência Social. Isso significa que, além do tradicional 13º salário, esses indivíduos poderiam receber um 14º salário. Uma medida que, embora não solucione a crise econômica, pode trazer alívio financeiro para muitas famílias.


Redução das Filas de Concessão de Benefícios

A espera por benefícios é uma realidade enfrentada por muitos brasileiros. No entanto, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, está determinado a mudar esse cenário. Com a implementação de "ações estruturantes", como a informatização e a análise documental sem a necessidade de perícia, espera-se agilizar o processo.


Além disso, o serviço ATESTMED, o cruzamento de dados com outras instituições federais e o lançamento do Programa PREVMóvel para atendimento itinerante são outras iniciativas que visam melhorar o atendimento ao público.


Em agosto, um recorde foi registrado: mais de 1 milhão de brasileiros fizeram algum pedido no "Meu INSS". Diante desse cenário, Lupi ressaltou a importância de não apenas reduzir a fila atual, mas também de atender aos novos pedidos dentro do prazo legal de 45 dias.


Conclusão

As novas propostas da Previdência Social têm o potencial de trazer melhorias significativas para a vida dos aposentados, pensionistas e demais dependentes. Com a possibilidade de um 14º salário e a promessa de redução nas filas de concessão de benefícios, o futuro parece mais promissor para milhões de brasileiros.

 
 
 

Comentários


009.png
bottom of page